Fernando Lopes-Graça / Michel Giacometti ‎– Música Regional Portuguesa

Label:
Portugalsom ‎– PS 5008
Format:
6 × CD, Compilation, box
Country:
Released:
Genre:
Style:
 

Notes

Música Regional Portuguesa
CANTOS E DANÇAS DE PORTUGAL
MÚSICA REGIONAL PORTUGUESA
1 MINHO | 2 TRÁS-OS-MONTES | 3 BEIRAS | 4 ALENTEJO | 5 ALGARVE

Recolha:
Michel Giacometti
Fernando Lopes-Graça

Canções e Danças de Portugal

Neste disco de Cantos e Danças de Portugal cotejam-se espécimes de formação sedimentária vária, estilos e géneros diferenciados pela origem e função social assumida, e expressões livres ou fixadas em quadros de certa rigidez.
Deste modo, os trechos aqui reunidos, se bem que na perspectiva de uma abordagem que quisemos facilitar, testemunham os fenómenos de oposições, combinações híbridas e reinterpretações que percorrem a nossa tradição musical.
Esta edição, por outro lado, justapõe uma gama de expressões sonoras, vozes, ecos e ruídos que nos integram, na medida possível, no próprio ambiente em que nasce e floresce o sentir musical do nosso povo.
Com este trabalho, uma vez mais mostramos acreditar na utilidade de iniciativas que, por modestas que sejam, como é este caso, nos ajudam a melhor entender – com as suas contradições, choques e novos arrumamentos de forças socias – o país real em que vivemos e cujas mutações qualitativas a cultura popular reflecte (se bem que nem sempre de forma directa e imediata).

Michel Giacometti

Michel Giacometti nasceu em Ajaccio (Córsega) e desde muito novo exerceu várias actividades intelectuais, que tornaram o seu nome conhecido no seu país. Passa depois a Paris, e em 1952 viaja por vários outros países, sempre ocupando as suas raras faculdades em trabalhos de varia ordem.
Terminou em seguida, na Sorbonne, o curso de Letras e Etnografia, disciplina que o apaixona e à qual dedica o melhor do seu tempo. Em 1959 achamo-lo em Portugal, onde se fixa até à data da sua morte, ocorrida em 1990, apenas na idade de 61 anos. Aqui em Portugal, concebe o plano de fazer a prospecção folclórica musical do País, plano que leva avante com um saber, uma inteligência e uma posição que o colocam no primeiro lugar entre todos, nacionais e estrangeiros, que à etnomusicologia se consagraram.
Funda os Arquivos Sonoros Portugueses, vastíssimo repositório das suas pesquisas, únicas entre nós, e edita, com a colaboração de Fernando Lopes-Graça, vários discos de musica regional portuguesa, que constituem uma revelação dos mais ricos e, a bem dizer, insuspeitados aspectos dessa música e que vêm a obter o alto apreço de várias personalidades e organismos internacionais especialistas da matéria.

Fernando Lopes-Graça

Reviews