Os Tártaros

Os Tártaros

Profile:
Oriundos do Porto, os Tártaros , foram um dos conjuntos portugueses que ( juntamente com os Titãs e o Conjunto Mistério) adaptaram a música popular portuguesa a um estilo de Rock (o yé yé).

Formados nos anos 60, participaram em vários concursos yé yé organizados no antigo Cinema Monumental, em Lisboa (verdadeiro acontecimento para a juventude da época, que via estes concursos não só como uma contestação ao regime vigente, mas como afirmação de uma contracultura em oposição à cultura dominante, que na música era representada pelo nacional-cançonetismo, pelo fado e pelos Ranchos Folclóricos uniformes, com os acordeões a dominarem- Pelo menos aqui havia guitarras eléctricas e cabelos um pouco compridos).

Para António Duarte, jornalista, músico experimental, ex-chefe de redacção da primeira revista de Rock exclusivamente dedicada ao fenómeno Rock Português (a revista "Rock em Portugal" que existiu nos anos de 77, 78 e 79) e autor do livro "25 Anos de Rock N' Portugal" os Tártaros estariam incluídos na categoria de yé yé populista.

Em 1968 editam o seu mais famoso disco, um EP, totalmente instrumental que inclui "Serei Feliz Com O Teu Amor", "Oh Rosa Arredonda A Saia", "Tartária" (que era uma espécie de hino oficial da banda) e "Valsa da Meia Noite". António Duarte considera o tema "Tartária" como um tema que ficará na história do Rock português por ser o Twist mais speedado" e louco, servindo a muita gente para bater o pé até à exaustão.

Os Tártaros ainda gravam mais dois EP's que contêm os temas : "Magic Moment", "Não Quero Ir À Tua Festa", "Since I've Lost My Mind (For You)", "Não Quero Nada", "Pistoleiro", "Beijos Teus", "Engano", "Sonho Dum Poeta", etc.

Em 1997, a editora portuense Edisco lança um CD com variados temas da banda , cujo título é "Valsa Da Meia Noite".

Numa época em que o Rock Português se reduzia a uma meia dúzia de grupos que existiam no Porto e em Lisboa, quando as condições técnicas deixavam muito a desejar e o Rock (ou yé yé) não era muito bem visto por uma certa camada de público mais idoso, os Tártaros deram cartas e foram dos poucos que conseguiram alguma notoriedade.
Variations:
Viewing All | Os Tártaros
[a1012789]

Artist

Os Tártaros Discography Tracks

Singles & EPs

Os Tártaros Tartária (EP) Rapsódia Portugal 1964 Sell This Version
EPF 5.282 Os Tártaros Pistoleiro(7", EP) Rapsódia EPF 5.282 Portugal Unknown Sell This Version
EPF 5356 Os Tártaros Magic Moment(7", EP, Mono) Rapsódia EPF 5356 Portugal Unknown Sell This Version

Compilations

Os Tártaros Valsa Da Meia Noite (Comp) Edisco Portugal 1983 Sell This Version
GROO035LP Os Tártaros The First Portuguese Surf Garage Band - 1964-1967(LP, Comp, RM) Groovie Records GROO035LP Portugal 2012 Sell This Version

Videos (1) Edit